Cada episódio da série Chico na Ilha dos Jurubebas ganha uma Dica Pedagógica, material destinado aos professores e elaborado por especialistas em educação, com sugestões de atividades que podem ser feitas em sala de aula a partir do conteúdo da série. Confira:

1ª TEMPORADA

01 - CARTA ENIGMÁTICA

É importante que as crianças sejam desafiadas a estabelecer diferenças entre desenhos e letras, e relacionar fala à escrita, letra e som.

02 - PLACAS

É importante trabalhar com placas porque exige uma leitura de imagens, desenhos, símbolos, ícones e também de palavras e pequenos textos.

03 - LISTA

As listas permitem trabalhar ordenação e servem de importante recurso de apoio à memória.

04 - LETRA DE MÚSICA E POESIA

Levar músicas e poemas de compositores e poetas para a sala de aula é um bom ponto de partida para um trabalho lúdico na alfabetização.

05 - MANUAL DE INSTRUÇÕES

A leitura de manuais implica na articulação entre o texto verbal escrito e o visual.

06 - MAPA

Brincar com mapas reais e imaginários (mapa do tesouro) pode ser uma atividade lúdica e, ao mesmo tempo, uma atividade que amplia noções espaciais.

07 - ADIVINHAS

As adivinhas são enigmas verbais que obrigam a imaginação a buscar uma ideia implícita. Divertem e ao mesmo tempo exigem atenção, instigam a lógica pela busca de respostas às perguntas enigmáticas.

08 - RECEITA CULINÁRIA

Existem receitas de vários tipos e com diferentes funções. Químicos, médicos, cozinheiros e também os detentores de conhecimentos da medicina popular e pajés fazem uso de receitas.

09 - TRAVA-LÍNGUAS

Os trava-línguas são textos de origem popular que compõem o acervo de literatura oral passado de geração a geração. São jogos importantes para o processo de alfabetização devido às rimais, assonâncias e aliterações.

10 - BILHETE

A leitura e a escrita de bilhetes são práticas sociais presentes no cotidiano de muitos grupos sociais. Mesmo pessoas com pouca fluência na leitura e na escrita, quando têm necessidade de se comunicar com pessoas ausentes, fazem uso de bilhetes e escrevem suas mensagens do jeito que sabem.

11 - VERBETE ENCICLOPÉDICO

O trabalho com as informações - e o verbete enciclopédico pode ser um bom aliado na sala de aula - tem como finalidade ajudar as crianças a pensar e a desenvolver atitudes de observação, de estudo e de comparação.

12 - CARTÃO POSTAL

Cartões postais podem ser grandes aliados nos processos de alfabetização das crianças: trazem recordações e histórias de situações vividas que podem propiciar momentos para ouvir e contar histórias.

13 - BIBLIOTECA

Escolher livros para ler sozinho ou em grupos, para levar para casa e ler com os familiares são práticas de leitura importantes.

2ª TEMPORADA

01 - REGRAS, DECRETOS E LEIS

O mundo em que vivemos está cheio de regras, ainda que elas não sejam explicitadas, estão implícitas nas nossas formas de agir e de se comportar, nos gestos, falas, silêncios.

02 - LITERATURA DE CORDEL

No trabalho pedagógico com o cordel é aconselhável iniciar uma abordagem sobre sua origem, enfocando esse gênero discursivo como um gênero marcante da cultura nordestina em que é predominante a narrativa em versos.

03 - RECEITAS

No trabalho pedagógico com receitas tem vários objetivos, entre eles, propiciar um maior contato com o universo da alimentação e estimular uma maior consciência do quanto o comer de forma saudável é necessário ao bem-estar.

04 - CLASSIFICADOS DE JORNAL

Propor um trabalho com os classificados, gênero discursivo que compõe a seção de um jornal onde se anuncia a compra ou a venda de alguma coisa, pode possibilitar um trabalho mais amplo, já que está inserido em um suporte que contém muitos outros gêneros.

05 - CONTOS MITOLÓGICOS EGÍPICIOS

Os contos mitológicos do Antigo Egito podem despertar na turma não somente o interesse pela literatura, mas também o desejo de ampliar pesquisas sobre história e geografia.

06 - CARTAS

A o propor um trabalho pedagógico com cartas, os professores poderão abordar alguns conceitos-chave como: comunicação e correspondência, destacando a principal função desse gênero discursivo usado desde a antiguidade.

07 - HISTÓRIA EM QUADRINHOS

A história em quadrinhos é um gênero discursivo que entrelaça escrita, desenhos, símbolos e possibilita uma discussão sobre a relação entre texto e imagem.

08 - PALAVRAS CRUZADAS

O trabalho pedagógico com palavras-cruzadas pode estar presente no cotidiano escolar com entretenimento, já que é uma atividade divertida, envolvendo lógica e conhecimentos gerais e de língua portuguesa.

09 - LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO

O trabalho com contos folclóricos brasileiros é um resgate da nossa cultura, portanto, os conceitos de folclore e cultura popular brasileira devem ser abordados de maneira lúdica, explorando as principais figuras do nosso folclore.

10 - RAP

O rap tem uma batida rápida e acelerada e a letra vem em forma de discurso, muita informação e pouca melodia. Geralmente as letras falam das dificuldades da vida dos habitantes de bairros pobres das grandes cidades.

11 - POEMA

Compreender que o poema é um gênero discursivo literário com uma estrutura textual específica que, em geral, apresenta-se em versos e estrofes, e que a poesia transcende o texto, extrapolando para outros campos além da literatura.

12 - PANFLETO

O trabalho pedagógico com panfletos pode focalizar a macro-estrutura do gênero (texto curto, com poucas informações, direcionado a um público com funções variadas como informar, divulgar, anunciar, conscientizar).

13 - BIBLIOTECA

O PNBE tem significado o revigoramento da importância da biblioteca como espaço de livro e leitura. Para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental o plano tem dado ênfase na composição de acervos literários.