A Última Guerra do Prata

Vídeos

Conheça a Série

Ruínas de Humaitá – Paraguai.

Série A Última Guerra do Prata propõe olhar atual sobre a Guerra do Paraguai

No ano do sesquicentenário do início do maior conflito da América do Sul, a TV Escola e a Digital Cine Produções lançam série documental que apresenta a Guerra do Paraguai (1864-1870) à luz da historiografia contemporânea. Mais do que rememorar os combates, a série A Última Guerra do Prata propõe um mergulho no ambiente geopolítico sul-americano do Século XIX, demonstrando como as ambições das jovens nações resultaram na carnificina que definiu a hierarquia de poder no continente. Dirigida e produzida por Alan Arrais e Talita Dias, a série é dividida em quatro episódios: o primeiro mostra a geopolítica da região platina antes da guerra, o segundo e o terceiro mostram os eventos durante o conflito e o quarto analisa o pós-guerra. As gravações aconteceram no Paraguai, na Argentina, no Uruguai e no Brasil. Em todos os países foram entrevistados historiadores com visões contemporâneas do conflito, entre eles os brasileiros Francisco Doratioto, Vitor Izecksohn e Ricardo Salles; os paraguaios Guido Alcalá, Milda Rivarola e Ana Barreto; os argentinos Liliana Brezzo, Ignácio Telesca, Victoria Barata e Maria Gabriela Quiñonez; os uruguaios Alberto del Piño e Ana Ribeiro – além do norte-americano Thomas Whigham.

Rio Paraguai.

A série revela as complexas relações entre os países da bacia do Rio da Prata num período em que ainda buscavam se afirmar política e institucionalmente, tanto interna quanto externamente. Ao apresentar historiadores que se aprofundaram nas minúcias do conflito, nos interesses dos países e de seus líderes à época, a série expõe um panorama mais completo do período pré-guerra nos quatro países envolvidos diretamente na guerra e também revela as razões que estenderam a guerra por quase seis anos e levaram à morte de mais de 350 mil pessoas. A produção da série percorreu os locais onde ocorreram os principais combates da Guerra no Paraguai, como a cidade de Humaitá, que sediava a principal fortaleza no Rio Paraguay; as trincheiras de Curupaity, onde o exército paraguaio impôs uma humilhante derrota aos aliados e acabou por levar o Marquês de Caxias para o front; e o descampado que foi o acampamento de Tuyuti, onde os aliados construíram uma verdadeira cidade para servir de apoio durante os ataques em território paraguaio e local da batalha mais sangrenta de toda a guerra. A equipe, inclusive, participou de escavações na área do acampamento para encontrar relíquias que contam o cotidiano de homens e mulheres que participaram da Guerra do Paraguai.

Batalha de Curupaiti.

A série A Última Guerra do Prata possui rico material documental e iconográfico, sobretudo dos acervos fotográficos da Biblioteca Nacional do Brasil, do Museu Histórico Nacional do Brasil e da Biblioteca Nacional do Uruguai.

O professor de História Júlio Farias é o apresentador da série. Docente de Ensino Médio nas redes pública e particular do Rio de Janeiro, Farias revela que se emocionou durante vários momentos da gravação, especialmente ao manusear documentos históricos – como o original do Tratado da Tríplice Aliança – e ao visitar os locais onde ocorreram combates, especialmente o campo de Tuyuti. “Era difícil dimensionar que naquele descampado viveram milhares de pessoas mobilizadas para o conflito”, disse.

Júlio Farias também destacou o quanto seu envolvimento com a produção ampliou sua compreensão sobre a importância e a heterogeneidade de fatores relacionados à Guerra do Paraguai. “Nossa visão era muito restrita às questões políticas internas do Brasil e à suposta interferência da Inglaterra com vistas ao aniquilamento do Paraguai. Pude perceber que as dinâmicas internas de cada um dos países envolvidos estavam relacionadas e que foi a própria geopolítica do Cone Sul que determinou o conflito”, explica.

A série A última Guerra do Prata vai ao ar em...

Galeria

Ficha Técnica

Direção
ALAN ARRAIS
TALITA DIAS

Produção Executiva
ALAN ARRAIS
TALITA DIAS

Roteiro
ALAN ARRAIS

Historiador
RAFAEL LEPORACE FARRET

Pesquisa
ALAN ARRAIS
CÉSAR ARRAIS
RAFAEL FARRET

Direção de Fotografia
KRISHNA SCHMIDT

Assistente de Câmera e Som Direto
WALTER VALÉRIO

Produção
CÉSAR ARRAIS
MAIA DESIDERATO

Arte e Animação
MAKISTONE CARVALHO
ROBERSON BRUNO

Edição
DANIEL COSTA
ISABELA PADILHA

Assistente de Edição
SMAYLLE RODRIGUES

Colorista
ISABELA PADILHA

Trilha Original
RAFAEL LEPORACE FARRET

Edição de Som
GUSTAVO DREHER

Motoristas
JULIO MIRANDA
PASTOR MIRANDA
VICTOR MEDINA

Estagiária
PAULA VELO

Equipe EUA

Coordenação
PETE KONENKAMP

Direção
GEOF GILLAND

Câmera
BILL EVELYN

Engenheiro
ANDY RIEHN

TV Escola
Coordenação de Produção
ÉRICO MONNERAT

Produção


Realização


Notícias

O GLOBO - Cento e cinquenta anos depois, historiografia sobre Guerra do Paraguai ainda tem conflito de versões Revista de História.com.br - O conflito visto por vários ângulos Issuu - Catálogo festival telas2014 TELAS (Festival Internacional de Televisão de São Paulo) - A Última Guerra do Prata, 52 min, Brasil BlogDoc R7 - Telas – Festival Internacional de TV de São Paulo anuncia documentários selecionados



TV Escola . 2014