
O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) lançou um programa de apoio socioemocional para os educadores da rede, a plataforma Vivescer. Palavra criada pelo escritor Guimarães Rosa, que combina as palavras “viver” e “ser”, Vivescer é uma plataforma 100% gratuita, desenvolvida por professores de diferentes estados do Brasil em um processo de criação colaborativa pilotado pelo Instituto Península.
Na plataforma estão disponíveis 4 cursos certificados, com 32 horas cada, que ajudam o professor a equilibrar mente, corpo e emoções e vincular-se ao seu propósito de vida. Além disso, há uma comunidade de suporte, na qual professores trocam experiências e materiais. Os cursos são autoinstrucionais e podem ser realizados por professores de todas as etapas e modalidades de ensino no horário de sua preferência.
A ideia é levar, pela internet, um suporte aos educadores que estão em casa para conter o contágio do novo coronavírus (Covid-19). Um convite ao autoconhecimento, autocuidado e mudança de práticas, aliado a uma rede de suporte rica e sempre disponível.
Para se inscrever, basta acessar: https://vivescer.org.br/cadastro/