
Por Marcia Stein
Jornalista e pedagoga especializada nas áreas de Infância, Cultura e Comunicação
O cenário que se anuncia nos quatro cantos do mundo aponta para a possibilidade cada vez mais concreta de que as escolas precisam permanecer fechadas por um bom tempo ainda. E um dos desafios para os pais ou educadores de crianças pequenas é o de conceber propostas de atividades que façam sentido para quem aprende e se desenvolve quase que totalmente através do encontro presencial com seus pares, do estar junto, do movimento interativo e de vivências corporais, concretas, sensoriais.
Ainda assim, com atenção a estes aspectos, é possível desenvolver, com criatividade e cuidado, as melhores estratégias para ajudar os familiares a seguirem entretendo, desafiando e investindo no desenvolvimento de suas crianças, dentro de casa, e buscando a justa medida entre os momentos “de atividades” mais estruturadas e os momentos livres, que também são tão importantes. Estamos todos aprendendo como viver esta nova realidade, e cada família encontrará suas possibilidades e limites para transitar pelos desafios de cada dia.
Certamente, as crianças devem estar sentindo muita falta de estarem com os avós ou outros familiares, com os amigos e com seus professores, de poderem se comunicar com eles, e, se não ainda não dá para fazer isso presencialmente, é possível se encontrarem, conversarem e até brincarem um pouco através das pontes que as ferramentas tecnológicas de hoje nos proporcionam. Busquem usar e abusar das ferramentas de encontro virtual que permitem ver e conversar com as pessoas mais importantes para as suas crianças. Lembrem-se, ainda, que não devemos encher as crianças de estímulos e atividades estruturadas o tempo todo. Afinal, um aspecto que pode ser aproveitado no contexto do afastamento social é a possibilidade de estimular as crianças a aprenderem o valor da quietude, do silêncio, do “estar consigo mesmo”, de olhar para dentro de si, de voar no pensamento até onde der vontade, ou simplesmente de não fazer nada e ainda assim estar bem. Esse tipo de momento pode ser vivenciado individualmente ou em família.
Mesmo considerando estes aspectos, é importante poder contar com boas ideias para ocupar o tempo com qualidade e criatividade. E, com o propósito de contribuir neste sentido, listamos sugestões de atividades simples e divertidas que podem ser propostas em casa e ajudarem a tornar os dias de quarentena mais divertidos e produtivos. São propostas indicadas para crianças de 2 a 8 anos (aproximadamente), que estimulam diversas áreas do seu desenvolvimento. Aproveitem as sugestões da forma que julgarem mais adequada à realidade de suas famílias.